
Drenagem Urbana
Drenagem Urbana
As mudanças climáticas têm intensificado os eventos extremos, como chuvas intensas e inundações, especialmente em grandes centros urbanos. Entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, destacam-se o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e o ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima, que incentivam o planejamento urbano resiliente e a adoção de medidas de mitigação dos impactos ambientais.
O Plano de Ação Climática de São Paulo (PlanClimaSP), reconhece a importância da adaptação da cidade frente a esses desafios, com ênfase na gestão eficiente das águas pluviais, no controle de cheias e na melhoria da infraestrutura verde e azul.
A sub-bacia hidrográfica do Córrego Sumaré, localizada na zona oeste da cidade, tem histórico de alagamentos recorrentes e impactos socioambientais relevantes. A área representa uma oportunidade estratégica para o desenvolvimento de soluções técnicas inovadoras, com base em critérios de sustentabilidade, viabilidade técnica e replicabilidade.
O Concurso Engenharia Ação Cidade de São Paulo – 2025, no eixo de Drenagem Urbana, irá selecionar os melhores projetos, avaliados por uma comissão especializada, com base em critérios técnicos, ambientais, econômicos e de inovação. As propostas deverão apresentar diagnóstico detalhado da sub-bacia e medidas de controle de inundações, considerando alternativas que priorizem Soluções Baseadas na Natureza (SbN) e contribuam para a resiliência urbana da cidade de São Paulo.
As iniciativas vencedoras poderão subsidiar futuras ações da Prefeitura com vistas à implementação das soluções propostas.